greve

Professores da rede estadual realizam caminhada luminosa em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Diário)
Caminhada luminosa foi realizada em Santa Maria

No início da noite desta quinta-feira, professores, alunos e pais da rede estadual de ensino realizaram uma marcha luminosa, que saiu do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e percorreu as principais ruas da cidade. Centenas de participantes vestiram preto em sinal de luto e carregaram luzes e velas. A caminhada também contou com a presença de representantes do Cpers, além de professores da rede municipal e federal.

Veja mais no vídeo:

Os manifestantes entoavam cantos de ordem, carregavam faixas e cartazes, assim como velas, tochas e lanternas. Alunos participantes de grêmios estudantis tocavam bumbos. Segundo o professor de história Odilon Killing Machado, a iniciativa tinha como objetivo chamar a atenção para as dificuldades que a categoria enfrenta e contra o pacote apresentado pelo governador Eduardo Leite para a Assembleia Legislativa.

A aluna Emyllin Favarini, 17 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio, diz que o apoio não é apenas para defender o professor, mas para lutar pela escola pública.

- Na minha opinião, é muito importante os alunos compactuarem com os professores, pois precisamos garantir uma boa educação para a nossa e as futuras gerações - destacou.

Em 10 dias de greve, 28 escolas estão paralisadas em Santa Maria

Para o diretor do 2º Núcleo Regional do Cpers, Rafael Torres, esse é um momento de mobilização de toda a comunidade:

- A caminhada luminosa foi realizada simultaneamente nos 42 núcleos do Cpers no Estado. E a proposta é justamente colocar luz na treva, como forma de chamar a atenção, pois essa não é uma luta isolada - afirmou.

A greve dos professores da rede estadual está completando 10 dias. Conforme o levantamento feito nesta quinta pelo Diário, 28 escolas estão total ou parcialmente paralisadas em Santa Maria. A quinta também foi dia de manifestações em defesa dos professores e de outros servidores estaduais. A primeira ocorreu pela manhã, com a segunda edição da Marcha pela Educação, organizada por estudantes. A greve também ganhou adesão de outras categorias no Estado. Na quarta-feira, funcionários da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria de Agricultura fizeram um protesto.

NA REGIÃO

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Bruno Garcia (O Sepeense)
São Sepé também teve mobilização

A Caminhada Luminosa também foi realizada em pelo menos seis cidades da Região Central.

Em Restinga Sêca, professores municipais e estaduais, assim como alunos, pais e apoiadores da greve, saíram de frente do antigo prédio da prefeitura, na Avenida Júlio de Castilhos, em direção a Praça Domingos Mostardeiro, onde realizaram ato pela valorização da luta dos professores e da educação. Cerca de 300 pessoas participaram.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Norton Avila (/Rádio Integração)
Caminhada Luminosa em Restinga Sêca

Em São Sepé, a concentração começou na Rua Clemenciano Barnasque e percorreu diversas ruas da cidade para chamar a atenção para o pacote de medidas proposto pelo governo estadual.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Divulgação
Ato em Santiago

As caminhadas também tiveram mobilização em Caçapava do Sul, São Gabriel, Santiago e São Pedro do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Escolas de Santa Maria recebem prêmio por educação fiscal

Próximo

UFN divulga relação de suplentes para o vestibular de verão

Educação